sábado, 23 de novembro de 2013

A culinária Siciliana - Pratos Típicos

A cozinha siciliana é a combinação de várias tradições gastronômicas. E dentro disso a valorização do sabor natural do alimento está englobada. Tem desprezo por molhos que “disfarcem” os ingredientes. É conservado o costume de reunir a família em volta de mesa farta e marcada por velhas tradições(uma refeição que dura uma tarde inteira com toda a família em conjunto).Um jornalista uma vez perguntou a um famoso siciliano chef de cozinha porque os peixes assados ou fritos não eram servidos com molhos e ele disse ”porque eles não precisam”. Utilizar os ingredientes mais frescos é o mais importante da cozinha siciliana.
Comer e beber na Sicília significa sempre uma viagem pelo tempo e pela cultura de épocas passadas. É uma referência às influências de muitos povos, recebidas desde a Pré-história. Gregos, normandos, bizantinos, árabes, romanos, todos deixaram uma contribuição e ajudaram a compor a forma de viver dos sicilianos, que, no geral, são muito ligados à família e adoram sol e comida. Assim, canela, noz-moscada, açúcar, frutas cítricas, melões, açafrão, pimenta, damascos, tomate e bons vinhos compõem uma parte do elenco gastronômico da ilha e dos arredores. Queijo ragusano DOP; massas típicas; doces regionais (canollo, cassata); os famosos tomatinhos de Pachino; pistaches e alcaparras sicilianas. Nas montanhas garantem cordeiros saborosos.
Em um restaurante tradicional como a Osteria Antica Marina podemos encontrar entre os pratos típicos um cuscuz de mariscos exemplar. Outra característica importante é o frescor dos ingrediente, a ponto de camarões marinados serem servidos quase crus, imersos em um rico tempero de ervas e pimenta com azeite e limão, clamando por goles dos tais vinhos brancos incríveis do Etna.
Os amantes da gastronomia se esbaldam pela manhã, quando o mercado de peixes de Catânia se espalha pelos arredores da catedral. Conhecido como Pescheria, abriga mais de uma centena de barracas, e algumas lojas, que vendem toda a sorte de pescados. O passeio é uma aula de ingredientes marinhos, de ouriços e mariscos ainda vivos a peixes dos mais diferentes formatos e cores, incluindo atuns e peixes-espada enormes, que chegam fresquinhos das águas do Mar Jônico.
O forte da feira são os frutos do mar, mas também há espaço para frutas e legumes, além de uma área dedicada às carnes e derivados, com cabritos e embutidos, e ótimas seleções de queijos.


Comida com nome e sobrenome:

Pomodoro Ciliegino di Pachino são tomates adocicados e perfumados. Cipolla di Girratana, por sua vez, são cebolas de formato achatado, com polpa clarinha, e um açúcar natural. Spaghetti ai ricci (com ouriço) ou uma pasta alle sarde (com sardinha). Capperi di Salina são alcaparras colhidas entre maio e agosto, e conservadas em sal grosso. Já a pancetta di suino nero dei Nebrodi é um bacon glorioso, feito com um suíno pequeno, de carne muito saborosa. Muitas vezes a comida, na Sicília, tem nome e sobrenome — mas o limão siciliano é apenas limone.         

Alguns dos pratos típicos da culinária siciliana são:
Arancine de rizo: um bolinho frito e empanado feito com arroz e recheado com molho de carne moída e mussarela (a forma lembra uma laranja, daí o nome arancine).
Abóbora (zucca) e abobrinha italiana (courgete): em toda a Itália as flores de abóbora são consumidas fritas ou fritas e recheadas.
Buccellato: é um doce com uma massa com crosta fina, em forma de toro. É decorado de várias maneiras e recheado com figos secos, passas, amêndoas, casca de laranja e outros ingredientes, que variam conforme o local onde for preparado.
Cannelloni ripieni: a massa feita de farinha de trigo e sêmola de grano duro é enrolada e recheada de carne de vaca, pimenta moída, noz-moscada e queijo (caciocavallo ou pecorino).
Caponata di melanzane: uma espécie de molho agri-doce com tomates, berinjelas, pimentão, cebola, azeitonas e alcaparras.
Cannoli: massa frita em forma de tubo e recheada com creme de ricota e pistache.  
Arancine de Rizo
Caponata
Involtini di Pesce Spada

Buccellato

Cannoli
Cassata Siciliana
Frutta di Martorana
Laranja Vermelha

Um comentário: